“Evento marcante, repleto de emoções”, destaca um dos vencedores das edições do Startup Weekend e atual líder de comunidade 

A ligação do empreendedor e investidor Marcelo Michels com o Startup Weekend (SW) soma cinco anos de muitas experiências e trabalho desenvolvido para a comunidade que se formou na cidade em torno do maior conjunto de eventos de startups do mundo. O início da trajetória teve como primeiro contato uma reportagem em um portal de notícias que tratava de um encontro preparatório para o SW, com duas palestras. Instigado, ele se inscreveu e participou do evento com uma dinâmica que oferecia um “aperitivo” da experiência do SW.

“Fui ao evento sem ter muitas expectativas sobre como seria. Era a primeira vez que me envolvia com algo assim e fiquei surpreso com a energia animada, tanto do lugar quanto das pessoas que estavam lá”, relembrou. 

Contagiado pelo ambiente, os conhecimentos e a forma prática de aprendizado, resolveu semanas depois inscrever-se na edição de 2019 do SW em Criciúma, a quarta edição realizada na cidade. Naquele fim de semana, Marcelo levou uma ideia e, ao lado da equipe formada com ele, conquistaram o primeiro lugar como uma solução focada em um problema na logística de matérias-primas da indústria têxtil.

A vivência das 54 horas práticas em que, ao lado dos colegas, transformou uma ideia em um projeto de negócio, motivou Marcelo a querer fazer parte da organização que faz o SW acontecer. Meses depois, estava entre os líderes da comissão que viabilizou a primeira edição de um Startup Weekend em Araranguá.

“Durante alguns encontros, quando alguém perguntou se havia pessoas de Araranguá presente, mencionei que trabalhava lá. A partir dessa conversa, surgiu a ideia de promover e articular novos movimentos de startups na região”, contou.

Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, Marcelo participou de diversas edições online do evento e desenvolveu uma solução direcionada para bares e restaurantes, focada especialmente em serviços de delivery e cardápio digital.

No entanto, devido à paralisação das atividades do setor, Marcelo não pôde dar continuidade ao seu empreendimento, o que resultou em alguns desafios enfrentados durante esse período.

“Na época, precisei me afastar do meu emprego, vendi meu carro e outros bens para investir nesse novo negócio que, infelizmente, não decolou”, relatou. 

Ao mesmo tempo, Marcelo jamais se afastou dos movimentos da comunidade do Startup Weekend no Sul de Santa Catarina, atuando nos como organizador e mentor em edições. Enquanto contribuía com o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Startup Weekend, o espírito empreendedor continuou aflorando. Durante os anos de 2022 e 2023, lançou duas soluções inovadoras no campo do desenvolvimento de softwares e inteligência artificial, denominada Bravura. Além disso, introduziu um plano de saúde específico para veículos, conhecido como carrOK.

“Através de rápidos toques na tela, a Bravura demonstra sua tecnologia sofisticada, produzindo drinks mais elaborados em segundos, ajustando a quantidade de açúcar e álcool de acordo com as preferências individuais dos clientes”. 

“Enquanto isso, o programa CarrOK tem como objetivo proporcionar uma verificação veicular gratuita em uma rede credenciada, conhecida por seus serviços automotivos de alto padrão”, explicou.

Atualmente, Marcelo segue envolvido diretamente com o evento, na função de  líder da comunidade de Startups, destacando sua importância não apenas para a sociedade em geral, mas também para todos aqueles que desejam empreender e concretizar suas ideias.

“O Startup Weekend é um evento marcante, repleto de emoção. Fui mentor em diversas edições aqui e em Tubarão, além de ter atuado como jurado em outros eventos. Também participei em diferentes locais, onde pude observar como ele forma pessoas e promove a troca de ideias. A cada participação, sinto que estamos subindo mais um degrau rumo ao sucesso”, finalizou.

Nona edição do Startup Weekend acontece em abril

O Senai de Criciúma será o palco do encontro que visa transformar ideias inovadoras em projetos de negócio, entre os dias 12 e 14 de abril. Esta jornada intensiva de 54 horas promete reunir cerca de 100 participantes das áreas de negócio, tecnologia e design. 

Divididos em equipes, eles terão a missão de pesquisar, validar ideias, encontrar o modelo de negócio ideal e apresentar suas propostas no final da tarde de domingo, dia 14 de abril. Todo o processo será orientado por mentores experientes do mercado, todos eles voluntários.

Os ingressos já estão disponíveis para compra, em quantidade limitada, no primeiro lote por 87 reais. Eles podem ser adquiridos através do link https://www.sympla.com.br/evento/startup-weekend-criciuma-2024

O ingresso inclui alimentação durante os três dias de evento, além de brindes como camiseta, copo, crachá, entre outros benefícios.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes