Em torno de 20 estudantes da Escola Municipal Prof. Maria Brogni, de Treviso, participaram de uma ação promovida pela Carbonífera Metropolitana em alusão ao Dia da Água, na manhã desta quinta-feira (21).
Na oportunidade, os profissionais da área de Meio Ambiente da empresa conversaram com os alunos, conscientizando-os sobre a importância dos recursos hídricos, para a vida e para o planeta, e realizaram a demonstração do processo de tratamento da água utilizada pela Carbonífera durante o processo de extração do carvão.
O objetivo da ação é despertar nas crianças a curiosidade em volta do assunto e apresentar a elas, de forma lúdica e simplificada, como acontece esse processo na prática, como citou em sua fala, a Geóloga e Coordenadora de Meio Ambiente da Carbonífera Metropolitana, Lisiane Beatriz Dal Mina.
“Apresentamos aos alunos o equipamento ‘Jar Test’ na sala de aula, que simula em pequena escala o tratamento da água e explicamos a eles como a água contaminada é transformada em água limpa novamente, sendo reaproveitada no processo ou mesmo devolvida à natureza. Tudo de acordo com as normas estabelecidas em nossas legislações”, ressaltou.
A Diretora da instituição de ensino, Juliana Salvador, ressaltou que este tema é abordado ao longo de todo o ano por meio de matérias extracurriculares e visitas técnicas oferecidas aos alunos.
“Feliz de quem entende que é através da criança que iniciamos o processo de conscientização. São elas que carregam consigo o poder de transformação e de disseminação do conhecimento”, citou a diretora.
Os alunos tiveram uma oportunidade única de aprendizado, durante a qual puderam absorver conhecimentos e esclarecer dúvidas diretamente com os profissionais. Para o aluno Samuel Cimolin, o momento foi de grandes descobertas.
“Antes, eu não conhecia o processo de purificação da água e o destino dos resíduos do carvão. Agora sei que os resíduos são descartados em locais apropriados, enquanto a água é purificada para reutilização novamente”, finalizou.
A Carbonífera Metropolitana tem como princípio reforçar seus valores voltados para a responsabilidade social e ambiental, através do tratamento de seus efluentes líquidos e da própria água consumida por seus colaboradores.
A água utilizada no processo de beneficiamento do carvão passa pela estação de tratamento onde é removida as principais impurezas. Por mês, a empresa devolve à natureza, 250 milhões de litros de água tratada, o equivalente a 100 piscinas olímpicas.
Os processos de tratamento permitem que o carvão seja produzido e a água utilizada no processo seja descartada dentro dos padrões legais exigidos, contribuindo para melhoria da qualidade do Rio Mãe Luzia.
Dentro do Movimento Nacional ODS, na qual a empresa é signatária desde 2022, a ação é representada através dos objetivos: 6 (água potável e saneamento); 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 14 (vida na água) e 15 (vida terrestre).