Com uma programação espalhada por três palcos de conteúdo, o Empreende SC elevou ao debate da sua sétima edição, aberta nesta quarta-feira (13), temas de empreendedorismo em formato de talks. Entre os destaques estiveram os painéis Sebrae Delas, sobre empreendedorismo feminino, e Alfa Talk Sucessão Familiar.
O cronograma do Empreende SC, realizado no AM Master Hall, em Criciúma, continua nesta quinta-feira (14). No total, os cerca de 2 mil participantes têm acesso a 50 palestrantes e painelistas com conteúdos.
Sucessão familiar – O futuro de sua empresa está nas mãos de quem?
O Alfa Talk produzido e organizado pela Alfa Comunicação e Conteúdo no Empreende SC, recebeu o CEO da Tintas Farben, Edmilson Zanatta e a CEO do Super Moniari, Monique Pizzetti para uma conversa relacionada a sucessão familiar. O painel foi mediado pela diretora da Alfa, Andressa Fabris.
O bate-papo destacou as principais estratégias para a realização do processo de sucessão de empresas familiares. Edmilson destacou que em 2008, após sentir a necessidade de organizar a governança da Farben e dos negócios da família, o Grupo Jayme Zanatta iniciou o processo de sucessão do fundador, Jayme, para a segunda geração composta pelos filhos Edilson, Edmilson, Elton e Jayme Filho.
“Durante esse movimento, todos foram envolvidos juntamente com ele, que trabalhou ativamente para que o processo fosse realizado com sucesso. A mente aberta do nosso pai foi fundamental para que essa jornada alcançasse o sucesso e hoje projetamos a passagem do bastão para a terceira geração”, destaca.
Já a CEO do Super Moniari, Monique Pizzetti, destacou que o processo de sucessão familiar ainda está em andamento, juntamente com o pai, Almerindo, e a irmã, Ariela.
“Este ano, vamos completar 34 anos de história, mas desde muito cedo eu sempre tive um olhar especial para a governança, pois o pai sempre fez negócios com as filhas, ou seja, sempre fomos envolvidas nesse movimento desde muito cedo”, citou.
O processo de sucessão familiar é uma jornada que acontece gradualmente, envolvendo muita conversa com o auxílio de profissionais especialistas no assunto para compor a nova estruturação.
“Esse movimento exige muita resiliência para dominar os aspectos emocionais e tornar o processo mais leve, pois cada um possui maneiras diferentes de pensar sobre o assunto”, ressaltou o CEO da Tintas Farben.
Ao final da sua fala, Monique destacou que atualmente 30% das empresas brasileiras sobrevivem após a segunda geração, ou seja, tornando o processo desafiante.
“É necessário continuar perpetuando valores e culturas da companhia, e preservar aqueles valores que já existem”, finalizou.
A força das mulheres empreendedoras em SC
O Painel Sebrae Delas recebeu a CEO da Facto Assessoria e Cobrança, Gislaine Leopoldo e também a integrante do Conselho Estadual da Mulher (CEME), Karina Colombo, para um bate-papo relacionado a força das mulheres empreendedoras em Santa Catarina.
A moderadora do bate-papo, consultora do Sebrae SC, Marina Barbieri, trouxe a abordagem destacando que 35% dos negócios são liderados por mulheres em Santa Catarina, envolvendo setores de serviços, indústria, comércio e agronegócio.
Em uma de suas falas, a CEO da Facto Assessoria e Cobrança, Gislaine Leopoldo, destacou que grandes desafios dificultam a conquista do espaço na sociedade para as mulheres.
“Atualmente, é preciso lidar ter equilíbrio para lidar com as pessoas, suas complexidades e adversidades. É preciso ter muita empatia e resiliência para seguir e lidar com os preconceitos que ainda encontramos”, citou.
A presença da mulher para a conquista do seu próprio espaço a frente dos negócios, mas precisa-se avançar mais, pontuou Karina Colombo.
“Nós queremos um pouco da sociedade também. Por isso, reforço a participação da mulher em grupos de empreendedorismo, para que ela conquista sua liberdade, faça novos contatos e construa novos relacionamentos”, destacou Karina.
As painelistas convergiram sobre a importância do acolhimento especial as mulheres, destacando a importância do gesto humanizado, ressaltando também a aproximação e a participação do público feminino em programas e núcleos que desenvolvam a valorização da mulher em geral.