Com o objetivo de posicionar a região Sul de Santa Catarina como aderente aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS), as organizações regionais que assinaram o compromisso de enquadrar-se no movimento se reuniram na tarde desta terça-feira (30), na Acic.
Os representantes de empresas e instituições locais elaboram o planejamento anual de 2024 alinhado ao Movimento Nacional ODS. Durante o encontro, o grupo discutiu estratégias e ações que poderão ser executadas ao longo de 2024, com o objetivo de buscar práticas sustentáveis baseadas em questões sociais, econômicas e ambientais.
Marcando presença pela primeira vez na banca, a Acentra, cooperativa de crédito filiada ao sistema Ailos, teve a representação do analista de Relacionamento da instituição, Marcos Ross, que destacou a importância do encontro coletivo junto aos demais representantes. “Iniciativas como o Movimento ODS, proporcionam essa ação conjunta para o bem comum.
Estão ligadas diretamente nos princípios cooperativistas de interesse pela comunidade e intercooperação”, destacou Marcos. Todos os presentes tiveram a oportunidade de potencializar suas ideias e ações através da orientação do Coordenador Geral do Movimento ODS Criciúma, Fernando Barbosa dos Santos. “Queremos nos aproximar ainda mais da sociedade, envolvendo o poder público, pessoas físicas e todos os cidadãos que desejam construir um caminho mais sustentável, justo e equilibrado”, explicou.
Sobre o Movimento ODS
O Movimento Nacional ODS é um movimento social, sem fins lucrativos, constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico. A finalidade é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Visa também cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas).