A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebe, na tarde e noite desta quarta-feira, 8 de novembro, profissionais das engenharias, arquitetura, agronomia e geociência durante a segunda edição do InovAscea. O evento, realizado pela Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos, debate os novos rumos da engenharia, apresentando cases e, em especial, trazendo insights aos participantes. A presidente da Ascea, Rafaela Fabris, conta que essa é a ideia central da iniciativa. ‘Nosso objetivo é que os participantes saiam daqui com a cabeça pulsante para aplicar no dia a dia. Que enxerguem novas possibilidades e que se unam. Afinal, quanto mais unidos estivermos, quanto mais estudarmos e nos aperfeiçoarmos, melhor seremos vistos e ainda mais valorizada será a nossa profissão’, diz ela, ao complementar: ‘só conseguimos realizar um evento deste porte porque tivemos a parceria de várias entidades e empresas, assim como uma diretoria forte, que doou aquilo que tem de mais importante: o seu tempo’.
Para iniciar o InovAscea, o engenheiro e CEO da Seazone, Fernando Silva Pereira, subiu ao palco. Na oportunidade, ele falou sobre sua trajetória profissional até chegar à fundação da startup que, atualmente, tem o conceito de mudar a maneira de investir no mercado imobiliário. ‘Hoje temos mais de 1 mil imóveis na nossa base; em 2020, eram apenas 100. Possuímos, também, o maior faturamento do Airbnb Brasil’, conta. Pereira ainda evidenciou a importância da tecnologia na área. ‘Com o conhecimento que os engenheiros têm, eles podem fazer qualquer coisa. Se o sonho de vocês é empreender, não se limitem, coloquem a mão na massa, vão atrás. No início é preciso ser um grande executor. Depois, um grande líder. E por fim, um visionário estrategista’.
O evento conta, ainda, com talks, workshops e painel, trazendo à tona assuntos como soluções inovadoras, inteligência artificial e engenharia na gestão pública. Ele encerrará com happy hour, fomentando o network entre profissionais de diferentes áreas. Organizado pela Ascea, o encontro tem como patrocinadores o Crea SC, Satc, CredCrea e Unesc; como co-realizadores a Fapesc/ Governo de Santa Catarina, Centro de Inovação de Criciúma (Crio) e Rede Catarinense de Centros de Inovação; e como apoiadores o Crea Jovem SC, InovaCrea e Prefeitura Municipal de Criciúma.