Uso de Inteligência Artificial nas engenharias pauta workshop durante InovAscea

A utilização da Inteligência Artificial nas engenharias, assim como a otimização que ela proporciona principalmente em processos repetitivos, serão pauta de um workshop durante o InovAscea. O evento, que está sendo organizado pela Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos, ocorre no dia 8 de novembro, na sede da Acic, e deve reunir profissionais de diferentes áreas para discutir os novos rumos da engenharia. Entre os temas que estarão em evidência, destaque para a utilização das IAs para diminuir custos e maximizar rendimentos. O head de Novos Negócios do Grupo Jemp, engenheiro Eduardo Cavalcanti, será o responsável por abordar o assunto.
De acordo com ele, por mais que seja um nome relativamente novo, a Inteligência Artificial já existe há muito tempo. “Este termo foi cravado ainda na década de 1950, mas somente agora houve um boom, especialmente após o lançamento do ChatGPT 3.5. Este, costumo dizer, é a pontinha do iceberg, apenas uma das IAs disponíveis. É a mais conhecida, mas seu conceito vai muito além”, explica o profissional.
Nas engenharias, ele conta, são encontradas diferentes formas de aplicações. Cavalcanti lembra, por exemplo, a otimização de projetos, análise de risco e automação de processos proporcionados à Civil. Na mecânica, a aplicação de sistemas de manutenção preditiva, design assistido, otimização de processos de fabricação. “Na elétrica, o uso em sistemas de distribuição de energia, otimização de redes e sistemas de comunicação. Em software, há a melhoria de processos de teste, depuração e desenvolvimento de sistemas. Na ambiental, o auxílio na modelagem e previsão de fenômenos naturais, previsão de chuva, de tempestades, otimização de sistemas de gestão de resíduos, análise de impactos ambientais e outros”, detalha o engenheiro.
O objetivo é mostrar na prática o que a Inteligência Artificial é capaz de fazer, como ela auxilia na rotina do profissional e otimiza o seu trabalho. A presidente da Ascea, Rafaela Fabris, explana que o evento será uma oportunidade única para entender o potencial das IAs nas áreas em questão. “À medida que o mundo avança na direção da tecnologia, é preciso estarmos atualizados e preparados para aproveitar o seu potencial ao máximo. O InovAscea representa um passo importante nessa jornada, unindo profissionais de diferentes segmentos para compartilhar conhecimentos e explorar diferentes oportunidades”, complementa.

Sobre o evento
A segunda edição do InovAscea será voltada a profissionais das engenharias, agronomia, geociência e arquitetura, estudantes de áreas afins, pesquisadores, professores e interessados nos segmentos, e promete trazer insights sobre os novos rumos da engenharia. A programação contará com atividades variadas, como palestras, talks, painéis e workshops. Assuntos como inovação na trajetória profissional e na gestão pública, o empreender na engenharia, cases e inteligência artificial aplicada à área estarão em pauta. O networking também está na pauta do evento, que encerra com happy hour para proporcionar maior integração e diálogo entre os profissionais. 
O encontro ocorrerá das 13h30min às 21h30min, no dia 8 de novembro,  e está sendo organizado pela Associação Sul Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (Ascea). Tem como patrocinadores o Crea SC, Satc, CredCrea e Unesc; como co-realizadores a Fapesc/ Governo de Santa Catarina, Centro de Inovação de criciúma (Crio) e Rede Catarinense de Centros de Inovação; e como apoiadores o Crea Jovem SC, InovaCrea e Prefeitura Municipal de Criciúma. Para se inscrever, basta se cadastrar no link https://topedindoingressos.com.br/e/novos-rumos-da-engenharia.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes