Dia do Rosa sensibiliza colaboradoras da Carbonífera Metropolitana

As colaboradoras da Carbonífera Metropolitana tiveram uma tarde de emoção e sensibilização para um compromisso individual com o autocuidado. O “Dia do Rosa”, realizado na tarde desta segunda-feira (23), propôs um convite às profissionais para uma roda de conversa e atividades com convidados de diferentes competências que trabalham na rede de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Treviso. A ação concluiu a programação de Outubro Rosa na empresa.

O bate-papo teve a condução da secretária de Saúde de Treviso, Vanessa Pescador, a médica Maria Eduarda Nascimento Costa e a enfermeira Janira Ferreira sobre o Outubro Rosa e a importância e a necessidade de manter uma rotina anual de exames clínicos, a maneira mais eficiente de identificar possíveis doenças em fases iniciais. A psicóloga Emelin dos Santos, em seguida, abordou o tema Autoestima da Mulher em uma palestra para as profissionais da carbonífera e o educador físico Filipe Dagostim encerrou o cronograma do Dia do Rosa com uma dinâmica de ginástica laboral.

Em um dos momentos mais marcantes da dinâmica de conversa, uma convidada especial contou sobre a experiência de diagnosticar, lutar e vencer um câncer de mama. Em seu relato, Crisleine Pirola Colombo, que trabalha na área administrativa do Sindicato das Indústrias de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc) relatou como o conhecimento do próprio corpo foi essencial para a descoberta da doença, aos 32 anos. “Eu havia feito exames de rotina em maio, mas notei que algo estava diferente no seio e resolvi investigar. Poucos meses depois de exames que não tinham identificado nada, saiu o diagnóstico”, detalhou. Nos meses seguintes se sucederam o tratamento com quimioterapia, cirurgias, até a alta.

Para a assistente social e líder da comissão organizadora do Outubro Rosa na Carbonífera Metropolitana, Cinara Pagani, o objetivo do evento foi atingido com sucesso, por reforçar ao público interno sobre o cuidado à saúde e também, por meio das profissionais da rede municipal de Treviso, mostrar que o Sistema Único de Saúde oferece esse atendimento nas unidades de Treviso ou do município que cada uma reside. “Foi uma conversa clara e objetiva sobre autocuidado, em que todas puderam passar sobre as experiências. Tivemos também a participação de diretores no bate-papo e, um deles, contou sobre o caso da esposa, que também passou por um câncer de mama”, disse. 

Novembro Azul

Na virada do mês e da cor, do Outubro Rosa para o Novembro Azul, as atenções se voltam para a pauta da saúde do homem. A programação de atividades, segundo Cinara, está sendo montada, tendo como principal momento previsto a Sipatmin – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração, de 20 a 24 de novembro, que terá como mote principal a temática do autocuidado masculino.

Alfa Comunicação e Conteúdo

Pesquisar

Categorias

 

Recentes