Diversidade e inclusão são temas que fazem parte de narrativas e ações na rotina da La Moda. Agora, porém, a empresa oficializou esse compromisso através do programa Diversos Somos La Moda. Lançado no início do mês e fazendo alusão ao Setembro Verde, o programa está sendo marcado por uma série de palestras que envolvem os colaboradores em assuntos como respeito às diferenças, capacitismo, a importância da diversidade e inclusão, entre outros.
A responsável pelo programa na La Moda, Emily Barria da Trindade, explica que o principal objetivo é promover ações de inclusão para abranger os grupos minorizados na sociedade de forma equitativa. Incentivando a troca de experiências entre diferentes perfis, a troca intercultural, aumento da criatividade e contribuição para o bem social. Segundo Emily, o programa foi lançado com ações dedicadas às pessoas com deficiência, mas vai abranger outros grupos como gênero, raça, orientação sexual e gerações. “Com isso em mente, o principal objetivo é tornar a empresa cada vez mais acessível e inclusiva para fazerem parte da La Moda, de forma que se torne mais convidativa às pessoas que se identificam nesses grupos,” destaca.
Até agora já foram realizadas três palestras na ação do Setembro Verde, sendo que a última acontecerá na próxima quinta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com o tema: A força da diversidade no mercado de trabalho. Os encontros são voltados para todos os profissionais interessados. “Queremos preparar e capacitar nossos profissionais para o recebimento e acolhimento das pessoas que pertencem aos grupos minoritários. A empresa está bastante engajada com todas as iniciativas e ações do programa de forma participativa nas palestras, trazendo sugestões, engajando nas redes sociais e compartilhando com os demais”, ressalta Emily.
Inclusão na prática cria novas perspectivas para profissionais
Camila da Silva Rosalino possui Mucopolissacaridoses (MPS), tipo 4, uma síndrome genética rara que leva à deficiência física. Ela começou a trabalhar na La Moda em 2015 e desde então teve muitas oportunidades. Uma delas foi participar dos desfiles de moda da empresa: “Participar dos desfiles foi uma experiência incrível, algo que por ser uma pessoa com deficiência nunca pensei que teria a possibilidade”, explica Camila. Desde o primeiro dia de trabalho, Camila se sentiu bem acolhida. Uma cadeira adaptada à necessidade dela foi providenciada, um detalhe que faz toda a diferença. “Foi pela oportunidade de emprego que voltei a sonhar e me aprimorar, e por isso, em 2019 escolhi cursar Psicologia. Acredito na missão da La Moda que é despertar a melhor versão das pessoas e o programa Diversos Somos La Moda, veio para somar na empresa e na sociedade. Somos diversos e é isso que nos faz sermos iguais”, declara.
Programação de palestras:
29/08: O papel da liderança na diversidade e inclusão. Palestrante: Matheus Felippe, Especialista em Diversidade e Práticas Inclusivas nas Organizações e reconhecido como um dos líderes de Recursos Humanos mais influentes do Brasil.
06/09: Diversidade e inclusão: vamos falar sobre isso? Palestrantes: Janaina e Rita da Secretaria de Diversidades da UNESC.
13/09: Respeito às diferenças: a importância de conviver com a pluralidade. Palestrantes: Ariélly e Rochele do Bairro da Juventude.
21/09: A força da diversidade no mercado de trabalho. Palestrantes: Elaine e Ana Paula
Sobre a La Moda
Fundada em 1986, a La Moda começou com um pequeno negócio familiar e hoje é referência em moda feminina. O propósito da empresa é levar emoção à vida das pessoas, despertando a melhor versão que elas podem ser, através de suas marcas de roupas: Lança Perfume, Lança Perfume Easy, My Favorite Things, Amarante do Brasil e a Jeanslosophy. Atualmente, o Grupo conta com cerca de 1000 mil colaboradores, com a matriz instalada em Criciúma/SC, unidades nas cidades de Nova Veneza/SC e Tietê/SP, 22 lojas próprias e duas unidades próprias de vendas direta, sendo uma em São Paulo/SP e outra em Goiânia/GO.
Legenda: Camila, de botas vermelhas, juntamente com os colegas que participaram da palestra Respeito às diferenças: a importância de conviver com a pluralidade.