5 motivos para fazer a Pesquisa de Clima na sua empresa
Medir a felicidade dos colaboradores tornou-se um desafio para muitas empresas que entendem a importância de garantir um ambiente de trabalho saudável e propício ao desenvolvimento profissional e pessoal. E uma das formas mais eficientes de diagnosticar os pontos positivos e negativos é através da Pesquisa de Clima.
Essa ferramenta é também uma das mais eficientes para identificar o que precisa ser melhorado, seja em relação aos benefícios, ao ambiente físico, aos horários praticados ou até mesmo às formas de gestão. É preciso estar aberto e atento ao que os funcionários pensam e desejam em relação ao ambiente de trabalho.
Com base nas premissas desenvolvidas pelo Great Place to Work (GPTW), separamos 5 motivos para você se convencer do quanto a Pesquisa de Clima é fundamental para a sua empresa.
Vitrine para talentos
Aquela máxima “quem não mede, não gerencia”, se aplica também ao ambiente de trabalho. Empresas que desejam crescer precisam de mão de obra qualificada e atrair talentos atualmente está entre os maiores desafios da área de Recrutamento e Seleção. Ao realizar a Pesquisa de Clima é possível detectar pontos que precisam ser melhorados em relação a vários aspectos e ao cuidar constantemente destas questões, a empresa torna-se, naturalmente, uma vitrine para atração de novos talentos. Os próprios colaboradores, quando estão felizes e satisfeitos com o trabalho, agem como promotores da empresa falando bem e divulgando as boas práticas para os seus meios de convivência.
Redução no turnover
Um bom clima organizacional está relacionado ao poder que o ambiente exerce sobre o desempenho dos colaboradores, sobre a clareza que possuem em relação às suas atividades e sobre o alinhamento do próprio propósito com o da empresa. Essa identificação cria laços emocionais e ajuda a desenvolver o senso de pertencimento do colaborador que pensará, duas vezes, antes de aceitar qualquer proposta de emprego que aparecer. Muito mais que um bom salário, os profissionais desejam poder colaborar com suas ideias, ter o potencial aproveitado e reconhecido e sentir que podem crescer juntamente com a empresa.
Saúde física e mental em dia
Pesquisas realizadas pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) mostram que 30% dos profissionais brasileiros sofrem de burnout. Esse índice coloca o Brasil entre os países que mais possuem diagnósticos da doença que é caracterizada pelo esgotamento mental, físico e emocional causado pelo estresse no trabalho. São diversas as causas que levam os trabalhadores ao esgotamento, entre elas, as metas rigorosas e inflexíveis, sobrecarga de trabalho, assédio moral e até mesmo bullying entre os colegas, motivos difíceis de mensurar senão através de um canal de escuta em que o colaborador se sinta seguro para falar. Mais uma vez, a Pesquisa de Clima pode ser a ferramenta ideal para entender como o ambiente está e ajudar a manter a saúde mental do colaborador em dia.
Ambiente propício à inovação
A inovação é um assunto que tem tomado conta das rodas de conversa organizacionais. Isso porque, comprovadamente, um ambiente de trabalho inovador pode gerar diversas vantagens competitivas, além de envolver e motivar os colaboradores. Empresas que cuidam do clima conseguem obter dados para permanecer mais atentas ao que acontece na rotina de trabalho e assim, criar estratégias para estimular a criatividade, identificar talentos, promover um ambiente onde as ideias sejam bem aceitas e investir constantemente em capacitação. Porém, isso só acontecerá se houver prática de feedback, cultura de comunicação não violenta, respeito às ideias e incentivo à aprendizagem constante.
Impacto positivo no desempenho financeiro
A Pesquisa de Clima oferece dados amplos e importantes para que melhorias sejam implantadas em todas as pontas da empresa. E os impactos positivos refletem inclusive nos resultados financeiros através do efeito cascata: um ambiente de trabalho saudável e propício ao desenvolvimento mantém os colaboradores mais engajados e produtivos melhorando suas entregas e as entregas para os clientes. Ou seja, cuidar constantemente do clima causa melhor desempenho das atividades internas e interfere na entrega de valor, gerando maior faturamento e lucro.
Atenção: Realizar a Pesquisa de Clima requer preparo e transparência por parte de quem aplica. É preciso entender que alguns resultados poderão não ser tão positivos e a empresa precisará estar disposta a mudar a realidade obtida através das respostas dos colaboradores. Assim, após ter acesso aos resultados é preciso colocar a mão na massa e implementar melhorias, mesmo que pequenas. E, de preferência, comunicar aos trabalhadores sobre cada passo do plano de ação criado a partir da Pesquisa de Clima realizada.
Artigo por Tatiani Longo.