Endomarketing: é sempre sobre as pessoas

Endomarketing: é sempre sobre as pessoas.

O planejamento, a sensibilização da liderança, o estabelecimento de processos contínuos e o alinhamento da equipe de colaboradores ao tempo e recursos são algumas das etapas intermináveis para manter um endomarketing eficiente na organização.

Todas essas atividades representam ações de engajamento que transformam o colaborador em um embaixador da marca. São conduzidas de acordo com os princípios da empresa (missão, visão, valores), juntamente com propósito e visão de mundo. São esses princípios que sustentarão os pilares para despertar e encantar os colaboradores.

Não se trata apenas de presentear com um bombom (mesmo que essa seja uma ação válida), mas sim de despertar sentimentos de felicidade, bem-estar, reconhecimento, satisfação e, principalmente, pertencimento. Afinal, quando falamos de ações para encantar pessoas, estamos lidando com emoções.

Reuniões para a troca de experiências, envolvimento das famílias dos colaboradores e ações significativas em datas comemorativas, entre outras atividades, fazem com que o colaborador se sinta parte de algo maior.

Como fazer com que as pessoas vivam/falem bem da sua empresa? A resposta é simples: cuidando delas.

Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho e ter uma equipe de colaboradores engajados contribui diretamente para a produtividade e crescimento da empresa. Esse envolvimento deve estar alinhado e realinhado quantas vezes forem necessárias com os princípios da empresa. Quando todos têm uma direção clara e definida, todos estão cientes do caminho a seguir.

Todos nós, seres emocionais e racionais, desejamos fazer parte de algo, e as ações de endomarketing auxiliam os colaboradores (incluindo terceirizados e talentos) a encontrar valores compatíveis e despertar o sentimento de pertencer a uma família. As pessoas desejam pertencer, além de serem ouvidas, valorizadas e fazer parte das mudanças.

A jornada para se tornar uma boa empresa começa com a sua visão de mundo, o propósito e como a empresa se relaciona e impacta a vida de seus colaboradores.

Pontos importantes para aprimorar o Endomarketing:

  • Revise e atualize o propósito da sua organização ao longo do tempo.
  • Pratique a escuta ativa.
  • Crie experiências memoráveis.
  • Seja transparente.
  • Conheça bem seus colaboradores.

Artigo por Guilherme Laitano.

Alfa Comunicação e Conteúdo

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