Comunicação interna e endomarketing: atribuição do RH ou do Marketing?
A pergunta que dá título a este artigo é mais comum do que se imagina nas empresas, gerando até mesmo uma certa disputa entre os setores. O que seria um motivo para integrar, acaba trazendo conflitos.
Antes de trazer minha opinião sobre este tema, é importante explicar a diferença entre comunicação interna e endomarketing, ambas estratégias para melhorar o engajamento e o ambiente de trabalho em uma organização. A comunicação interna diz respeito à troca de informações e ideias entre os colaboradores e a empresa, com o objetivo de alinhar as expectativas e metas, além de engajar e motivar a equipe. É a empresa levando as informações importantes para que a operação ocorra e os funcionários tendo acesso àquilo que desejam e precisam saber. Já o endomarketing é o marketing aplicado para motivar e engajar o público interno, de forma que todos os profissionais de uma empresa se tornem embaixadores da marca.
Aqui é importante ressaltar que uma empresa consegue funcionar sem endomarketing, mas não sem comunicação interna. O fluxo de informações sempre acontecerá, mesmo que de forma espontânea e sem planejamento. Porém, quando recebe os devidos cuidados, a comunicação interna evita conflitos, insegurança e a famosa rádio corredor.
Afinal, qual o setor deve ser o responsável pela comunicação interna e o endomarketing? Tanto o RH quanto o Marketing podem atender estas demandas de forma isolada, é a estrutura organizacional da empresa que vai determinar qual área ficará responsável. O ideal é que houvesse uma sinergia e interação entre os dois setores, pois a comunicação interna e o endomarketing requerem habilidades dos dois perfis profissionais. Ao mesmo tempo em que é preciso um olhar atento para as pessoas, para as necessidades de diálogo e atenção que os colaboradores de uma organização precisam, é importante elementos que atraiam a atenção, motivem as pessoas para a ação. Ou seja, a parceria entre RH e Marketing é importante para que a cultura organizacional seja promovida e as pessoas sejam estimuladas à participação.
Esta sinergia entre os dois setores é importante, mas nem sempre viável. Se estivermos falando de uma empresa em que o Marketing é totalmente focado em produto, conectado à área comercial, a chance de dar a devida atenção à comunicação interna e ao endomarketing é quase zero. Neste caso, o RH deve assumir totalmente a responsabilidade, tendo, inclusive, um suporte externo para a produção de materiais e campanhas, já que a visão do marketing será para uma relação de consumo e não de motivação profissional.
Artigo por Andressa Fabris para o Clube de Marketing.