A importância de fazer a gestão da sua marca

No ambiente corporativo, muito tem se falado em branding, que nada mais é que o conjunto de estratégias e ações para a gestão de marca de um negócio. São as ações que ajudam a fixar a personalidade de uma marca na mente dos consumidores

O conceito pode parecer um pouco abstrato, mas trabalhar a força da marca gera identificação com os públicos além de destacar a empresa entre os concorrentes. Quer um exemplo de como isso funciona na prática? Observe as imagens abaixo:

Com certeza você conseguiu identificar de quais marcas são estas imagens somente olhando para elas: Netflix e Nike. Em meio a milhares de marcas que oferecem todos os tipos de produtos possíveis, os trabalhos de branding podem fazer toda a diferença. 

No livro “Reputação – Os consumidores compram reputação e não produtos”, o professor da ESPM, Flávio Ferrari, afirma que construir e manter a reputação parece ser um trabalho complexo, pois requer um esforço contínuo, mas a lista de benefícios é extensa. Entre eles, a transmissão de segurança aos públicos, sustentabilidade nas relações e impulsionamento dos negócios. 

Para a construção de ações que fortaleçam a reputação, o autor cita quatro premissas. São elas: 

  • Verdade: a reputação que a empresa deseja construir deve corresponder à realidade. 
  • Consistência: uma comunicação que muda de foco a toda hora gera insegurança e desconfiança. As peças do quebra-cabeças da reputação precisam se encaixar.
  • Associação: o cérebro humano associa memórias através de sua classificação em conceitos e categorias e é assim que formamos nossas impressões. Cada nova impressão desperta memórias associativas geradas por outras que já estão gravadas, influenciando na interpretação. 
  • Memória: nossas memórias vão se enfraquecendo com o tempo e uma comunicação contínua é o que ajuda a deixá-las vivas, minimizando a ocorrência de associações indesejadas. 

Uma reputação sólida depende de diversos fatores e de ações contínuas para que façam sentido no processo de construção da marca. É uma grande arma durante as crises institucionais, além de facilitar a gestão, atrair talentos, engajar colaboradores e fidelizar os clientes.

Artigo por Tatiani Longo.

Alfa Comunicação e Conteúdo

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