No ambiente corporativo, muito tem se falado em branding, que nada mais é que o conjunto de estratégias e ações para a gestão de marca de um negócio. São as ações que ajudam a fixar a personalidade de uma marca na mente dos consumidores.
O conceito pode parecer um pouco abstrato, mas trabalhar a força da marca gera identificação com os públicos além de destacar a empresa entre os concorrentes. Quer um exemplo de como isso funciona na prática? Observe as imagens abaixo:
Com certeza você conseguiu identificar de quais marcas são estas imagens somente olhando para elas: Netflix e Nike. Em meio a milhares de marcas que oferecem todos os tipos de produtos possíveis, os trabalhos de branding podem fazer toda a diferença.
No livro “Reputação – Os consumidores compram reputação e não produtos”, o professor da ESPM, Flávio Ferrari, afirma que construir e manter a reputação parece ser um trabalho complexo, pois requer um esforço contínuo, mas a lista de benefícios é extensa. Entre eles, a transmissão de segurança aos públicos, sustentabilidade nas relações e impulsionamento dos negócios.
Para a construção de ações que fortaleçam a reputação, o autor cita quatro premissas. São elas:
- Verdade: a reputação que a empresa deseja construir deve corresponder à realidade.
- Consistência: uma comunicação que muda de foco a toda hora gera insegurança e desconfiança. As peças do quebra-cabeças da reputação precisam se encaixar.
- Associação: o cérebro humano associa memórias através de sua classificação em conceitos e categorias e é assim que formamos nossas impressões. Cada nova impressão desperta memórias associativas geradas por outras que já estão gravadas, influenciando na interpretação.
- Memória: nossas memórias vão se enfraquecendo com o tempo e uma comunicação contínua é o que ajuda a deixá-las vivas, minimizando a ocorrência de associações indesejadas.
Uma reputação sólida depende de diversos fatores e de ações contínuas para que façam sentido no processo de construção da marca. É uma grande arma durante as crises institucionais, além de facilitar a gestão, atrair talentos, engajar colaboradores e fidelizar os clientes.
Artigo por Tatiani Longo.