A Comunicação Interna e o Endomarketing andam de mãos dadas e muitas vezes esse conceito é confuso até mesmo para quem trabalha diretamente com eles. Por isso, indicamos que você acesse nosso artigo anterior para entender um pouco mais sobre o funcionamento da Comunicação Interna na rotina das empresas. Enquanto ferramenta, ela deve ser usada para informar e manter os colaboradores alinhados aos processos, regras e valores, auxiliando no fortalecimento da cultura organizacional. Já o Endomarketing, como o próprio nome diz, é o marketing interno feito através de um conjunto estratégias para exaltar e valorizar as ações realizadas pela empresa com o objetivo de aumentar a satisfação e o engajamento do público interno. Além de claro, reduzir a rotatividade e servir de atração para novos talentos.
As ações de Endomarketing exigem criatividade e inovação, por isso, devem ser realizadas por profissionais capazes de criar peças, vídeos e artes em geral que falem a língua dos colaboradores e que chamem a atenção. Em parceria com o RH, o Marketing encontrará o melhor caminho para fazer a mágica acontecer. Enquanto isso, a Comunicação Interna permeia tudo o que ocorre na empresa, enfatizando as ações de Endomarketing e dando ainda mais propósito a elas.
Exemplos de ações de Endomarketing:
- Projetos internos: Onboarding, Aniversariantes do mês, Café com o Diretor, Clube do Livro, são alguns exemplos de projetos internos que podem ser criados com o apoio do Endomarketing. Além da identidade, é preciso pensar nas regras e no funcionamento de cada projeto para que envolva todos os colaboradores inclusive das filiais se houver.
- Campanhas: Reforçar a divulgação dos benefícios, trabalhar uma novidade como a conquista das metas, por exemplo, incentivar o uso da intranet ou da rede social corporativa. O Endomarketing é essencial para manter os colaboradores atentos a tudo o que ocorre na empresa.
- Eventos corporativos: Dia do Trabalhador, festa de final de ano, aniversário da empresa. Todas essas ações precisam de uma identidade, de convites e de uma “cara”, que seja divertida, atrativa e que envolva os colaboradores.
- Clima organizacional: Ações para a saúde e o bem-estar, ambientes de descompressão, ações para reduzir o atrito entre setores e pessoas são sugestões que podem ser executadas pelo Endomarketing.
Quando a empresa se preocupa realmente com os colaboradores e direciona suas ações com o olhar voltado a eles, o colaborador sente-se valorizado, envolvido e disposto a contribuir ainda mais para a conquista das metas e objetivos. Em contrapartida, a cultura da empresa é fortalecida.
Artigo por Tatiani Longo.