Segunda maior OSCIP de Microcrédito de Santa Catarina e entre as mais reconhecidas do país, a Credisol, instituição sediada em Criciúma, atua na missão de facilitar o acesso a crédito a microempreendedores formais e informais. A organização criada em 1999 possui 14 postos de atendimento na região Sul de Santa Catarina, uma filial no Rio Grande do Sul e mais recentemente com atuação expandida para outros sete estados (Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Ceará e Distrito Federal por meio de franquias).
A Credisol oferece diversas linhas de crédito específicas para pequenos empreendedores, algumas, inclusive, com juros subsidiados em parcerias com o setor público. A metodologia é de proximidade com os clientes, com a realização de atendimento por um agente de crédito que faz avaliação e presta orientação sobre o crédito, levando em conta o histórico de vida e de trabalho de cada microempreendedor. Os recursos repassados são provenientes de fontes como o BNDES, BADESC, BRDE e outras fontes internacionais.
“Nossa missão é de gerar inclusão financeira e, por consequência, contribuir para o desenvolvimento e geração de emprego e renda por meio do microcrédito e da educação empreendedora, em oficinas que realizamos em parceria com o Sebrae”, explica o diretor executivo da Credisol, Júlio César Burigo.
O acesso ao crédito está entre os principais gargalos do microempreendedor, conforme pesquisa do Sebrae de 2022, na qual 61% dos entrevistados dizem ter utilizado linhas de empréstimo de pessoa física para utilizar nas empresas. A Credisol atende esta camada da economia, que não consegue acessar linhas de crédito adequadas em bancos ou cooperativas. “Sabe-se que a dificuldade de acesso ao crédito é uma das principais restrições ao desenvolvimento dos pequenos negócios que têm ou não CNPJ, por conta disso o fomento ao microcrédito possui uma função social de extrema relevância”, comenta Burigo.
O que é uma OSCIP?
As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs de Microcrédito, são Instituições sem fins lucrativos, habilitadas pelo Ministério da Justiça, e participantes do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado (PNMPO) do Ministério do Trabalho. Nasceram com a vocação de atender as pessoas que trabalham por conta própria, seja no campo ou na cidade, tais como autônomos, comerciantes, prestadores de serviço, agricultores e pequenos negócios em geral.
Nem banco, nem cooperativa
O modelo de negócio da Credisol possui algumas diferenças básicas em relação a outros atores de mercado que atuam na concessão de crédito. “Temos uma forma de atuar mais simplificada. Não há necessidade de abrir conta, as prestações são pagas por boleto (carnê) e um agente de crédito presta orientação até a liberação, sem que o cliente tenha que sair de casa. O agente de crédito vai ao encontro da pessoa, no local onde a atividade acontece, seja na própria residência, ponto comercial ou propriedade rural”, explica o gerente de operações Eduardo Manenti.
Conselhos Diretor e Fiscal
Concebida como instituição de interesse público, a Credisol possui um Conselho formado por 10 entidades da região Sul de Santa Catarina. O conselho diretor é constituído pela ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), ACIVA (Associação Empresarial do Vale do Araranguá), FAMPESC (Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas de SC), OAB Subseção Criciúma, Sindicont (Sindicato dos Contabilistas de Ciricúma, Somarsul (Sociedade Maçônica Regional do Sul de SC) e Unesc. No conselho fiscal são três entidades: ACII (Associação Empresarial de Içara), AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul de SC) e SECCRI (Sindicato dos Empregados do Comércio de Criciúma e Região).