Realizado nesta quinta-feira (23) em Criciúma/SC, o Fórum de Cidades Inteligentes apresentou diversos exemplos práticos de soluções que tornam os serviços públicos mais seguros e eficientes. O evento reuniu, no auditório do Senac, prefeitos, gestores públicos e vereadores interessados no futuro das cidades.
O Gerente de Tecnologia do Contato Data Center, Alexandre Fenzke, falou sobre Segurança e eficiência: Como o Data Center Contato pode ser a solução para a proteção de dados e a agilidade no atendimento público. Ele começou sua palestra citando o exemplo de São Martinho que em dezembro de 2022, passou por uma enchente que além dos estragos na cidade, invadiu a prefeitura e destruiu diversos documentos importantes. “Somos solidários com o município, mas lembramos que não somente os documentos em papel podem ser perdidos. As informações digitais também. Por isso, é importante tentar minimizar os possíveis impactos, levando os dados do órgão público para um local seguro”, destacou Fenzke, descrevendo em seguida os níveis de segurança, capacidade e tecnologia do Contato Data Center, inaugurado no início de março. “A estrutura foi desenvolvida dentro dos padrões de design, desempenho e segurança classificados como Tier III. O Data Center oferece altíssimo nível de desempenho, segurança e confiabilidade, com capacidade para realização de manutenções sem que haja qualquer interrupção nas atividades”, reforça.
O Data Center conta com alta disponibilidade de energia elétrica, utilizando subestação de energia própria, detecção precoce e extinção de incêndio por gás inerte, climatização e controle de umidade com equipamentos de alta tecnologia e eficiência energética, além de outras características que tornam a estrutura totalmente segura e eficiente.