Carbonífera Metropolitana envolve colaboradores e familiares em semana especial sobre segurança no trabalho

Conteúdos abordados elevam a importância da saúde, da proteção nos ambientes laborais e respeito à vida

Os mais de 800 colaboradores da Carbonífera Metropolitana estão envolvidos em uma programação especial até sexta-feira (25). Com o tema “Saúde e segurança em primeiro lugar, porque o Respeito à Vida é o nosso principal valor”, a Semana Interna de Proteção de Acidentes do Trabalho na Mineração (SIPATMIN) ocupará os diversos ambientes da empresa, do subsolo das minas, em Treviso, ao escritório central, em Criciúma. Com brincadeiras e jogos, os conteúdos vão ressaltar a importância da temática.

As atividades transcendem os ambientes de trabalho e têm a pretensão de envolver as famílias dos trabalhadores, conta a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Mineração (CIPAMIN), Lisiane Beatriz Dal Mina. “O objetivo é levar informações sobre saúde ocupacional e segurança no trabalho, que é um compromisso diário de todos. Faremos isso com perguntas, jogos, que façam raciocinar sobre o tema. Para os mineiros que tem filhos, vamos distribuir materiais para levarem para casa e convidarem as crianças a desenhar como eles enxergam o pai em segurança no trabalho. A ideia é escolher 12 desenhos para formar um calendário para 2023”, revela, que também coordena o setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) dentro da empresa.

Duas palestras vão fortalecer o conteúdo da SIPATMIN a respeito de Saúde Mental, com o psicólogo Grasiani Oliveira, e Dependência Química, com o enfermeiro Pablo Rossano Nunes de Souza e o médico Ederson Tavares. “Esses temas precisam ser debatidos constantemente e, nesses debates, pretendemos abranger o máximo de pessoas possível, reforçando a importância de se ter saúde física e mental, também na esteira do Novembro Azul”, ressalta a coordenadora de Gestão de Pessoas da empresa, Cintya Pagani.

A conexão da SIPATMIN, um evento realizado anualmente aos valores da empresa foi enaltecida pelo diretor Comercial e de Produção da Carbonífera Metropolitana, Rodrigo Favalessa. “Um valor de uma organização tem que ser autêntico, representar a realidade das práticas e da cultura. E para nós o Respeito à Vida é inegociável. Esse propósito embasa todo o evento e estamos fazendo muito mais do que está nas obrigações regulamentares”, afirmou.

Pesquisar

Categorias

 

Recentes