Fabricante de plásticos injetáveis e rotomoldados atende clientes de diversos segmentos, com predomínio de indústrias de alimentos e equipamentos para o agronegócio
Milhares de brasileiros adquirem com frequência produtos fabricados pela Plascin, indústria sediada em Criciúma, porém provavelmente nunca ouviram falar no nome da empresa. Presente em embalagens de alimentos e componentes plásticos de equipamentos vendidos em todo o país, a indústria completa 10 anos de fundação em 2021 e chega à primeira década comemorando a conquista da certificação NBE ISO 9001:2015.
O fabricante de plásticos injetáveis e rotomoldados atua como um agente de apoio dentro da cadeia industrial para que os clientes possam focar nos seus produtos, explica o fundador da Plascin, Humberto Marcon Fascin. Atualmente a maior parte da produção de injetáveis consiste em embalagens rígidas para copos e tampas para requeijão, tigelas para cereais, enquanto na rotomoldagem toneladas de plástico são transformados em peças para agroindústrias (estruturas para avicultura, suinocultura, armazenamento de grãos, reservatórios e tanques para tratores).
Pela infinidade de usos possíveis do plástico, a empresa oferece a possibilidade de desenvolver variados itens de forma personalizada para as demandas dos clientes. A vocação para solucionar problemas e a visão de oportunidades de mercado ajudam a contar a história da empresa criada por Humberto, à época um jovem engenheiro de produção mecânica.
“No início percebemos a necessidade de fornecimento de embalagens para o setor de laticínios e então desenvolvemos os primeiros produtos que foram a porta de entrada nesse segmento. Quando estávamos com quatro anos, uma indústria de equipamentos para a avicultura nos procurou trazendo a necessidade de terceirizar a fabricação de algumas peças. Nesse momento, adquirimos uma máquina de rotomoldagem para atender a demanda do cliente. Com o passar do tempo, além das peças já em mercado, nosso cliente teve a necessidade de desenvolver novos produtos, junto com a engenharia deles, auxiliamos desde o projeto do produto, protótipos, testes/ensaios, até a produção propriamente dita. E assim sempre fizemos, soluções bem personalizadas, cocriadas com os clientes”, destaca Fascin.
Com uma equipe de 27 colaboradores, a empresa acredita ter como principal diferencial a dedicação máxima pelos clientes. “Em muitas vezes mudamos toda a programação de produção para poder atender a pedidos urgentes de clientes, sem prejudicar os pedidos já em carteira, essa flexibilidade ajuda muito o cliente e mostra nosso foco a eles. Também estamos sempre em contato, marcando presença, para que eles tenham a segurança de que sempre podem contar conosco, independente de onde seja”, frisa o fundador da Plascin.
Crescimento à vista
Em breve novos investimentos trarão acréscimo de volume de produção e agilidade às rotinas da Plascin, que projeta a abertura de turno noturno nos setores produtivos que ainda não tinha. “Estamos com vagas abertas para operadores de produção e adquirimos novos equipamentos para incrementar as linhas de produção, ampliando a robotização da fábrica e com o objetivo de viabilizar novos produtos”, revela Fascin.
A chegada a uma década completa de vida, na visão do empreendedor, reforça o amadurecimento da Plascin como um agente relevante no mercado e dá abertura para a escrita de novas páginas de crescimento e prosperidade. “Temos uma história e relações de confiança muito sólida com parceiros e clientes. Trata-se de um momento muito especial a que chegamos graças a todos que acreditaram nesse sonho e as mãos de um time extremamente comprometido”, acredita o empresário.
NBR ISO 9001:2015
A mais recente conquista da Plascin se concretizou nesta semana. A empresa garantiu a ISO 9001:2015, uma das mais tradicionais acreditações de qualidade de processos e gestão. “A certificação mostra a nós e aos mercados que nos relacionamos o nível de maturidade e excelência atingido pela empresa com o foco em desenvolver o melhor trabalho para os clientes”, afirma Humberto.