Centro de Inovação de Criciúma recebe devolutiva da etapa regional da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Encontro foi realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Fapesc

O Centro de Inovação de Criciúma recebeu na última semana a devolutiva da etapa regional da VI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). No evento, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), teve o intuito de fornecer informações com potencial de tornar assertivo o planejamento do sistema de inovação do estado. 

A última edição do evento ocorreu em 2015 e a atualização dos dados se tornou uma necessidade dos ambientes que envolvem tecnologia, inovação e ciência. Participaram dos grupos no início de abril, representantes do mercado, membros do governo, da academia e da sociedade civil organizada. “Um dos pontos evidenciados pelo resultado da pesquisa foi a importância de fortalecer a região como um espaço de inovação além do empreendedorismo, integrando regiões e ações”, explica a relatora do evento inicial, Patricia Darolt. 

O momento oportunizou a entrega do mapa estratégico com os objetivos e ações para Santa Catarina que envolvem mudanças políticas e incentivos setoriais e regionais, compartilhamento de infraestrutura, divulgação científica e cultura empreendedora e inovadora. “Foi possível também perceber que precisamos explorar o conceito de ações de integração das cidades do sul do estado“, completa o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki.

Para o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Valmir Cabral, a Conferência contribuiu para a compreensão do cenário regional e percepção dos integrantes sobre o ambiente de inovação. “Movimentos como esse servem como um estímulo para criação de um ecossistema que se conecta à realidade e principalmente caminha em direção dos objetivos de forma coletiva”, considera.

Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma

O comitê é responsável pela implantação do Centro de Inovação em Criciúma. O grupo é formado por representantes de entidades e empresas da cidade que se reúnem mensalmente para definir ações que ativam o ecossistema de inovação em Criciúma, bem como a execução das atividades de implantação do Centro de Inovação.

Texto: Beatriz Formanski

Foto: Francieli Oliveira – Fapesc

Pesquisar

Categorias

 

Recentes