O propósito de conter o avanço do novo coronavírus se converte em decretos governamentais e inúmeras medidas anunciadas em diversas entidades, chegando também às empresas. A adesão a práticas com criação de protocolos voltados à prevenção têm se propagado pela região, criando exemplos de conduta no meio corporativo e transformando colaboradores em agentes disseminadores de mensagens e ações de prevenção dentro de suas casas e para os ciclos sociais.
Em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades nacionais do segmento, as comunicações internas destacam a importância da higienização das mãos, das etiquetas de cumprimentos, cuidados especiais e até cancelamentos de viagens e atenção especial ao fluxo de clientes, fornecedores e convidados.
A La Moda instaurou uma ampla série de ações, incluindo a revisão da política de acesso de visitantes à empresa e a orientação para alguns setores trabalharem em regime home office. A companhia ainda cancelou eventos coletivos e, no aspecto das viagens, suspendeu deslocamentos nacionais e internacionais e determinou quarentena de 14 dias para quem chega de viagens do Brasil ou do exterior.
“Criamos um comitê para tratar dos assuntos que envolvem o covid-19, estamos trabalhando muito fortemente a comunicação para que a informação chegue a todos os nossos profissionais e toda a cadeia de terceiros, inclusive com um contato de WhatsApp para tirar dúvidas de todos. Nossos instrutores que lidam com as unidades terceirizadas receberam álcool gel e foram orientados para disseminar instruções de prevenção nas facções”, detalha a gerente de Gente e Gestão da La Moda, Michele Pereira.
Apesar de até então sem apresentar nenhum sintoma, colaboradores da Cerâmica Elizabeth que estiveram na Expo Revestir, semana passada, em São Paulo, permanecem em quarentena trabalhando de casa. A empresa também reforçou a distribuição de álcool gel para todos os setores e está restringindo a entrada de fornecedores dentro da fábrica.
O cuidado com a entrada de externos também está sendo observado nas medidas da Fumacense Alimentos, de Morro da Fumaça. Motoristas que entram na empresa para carregamentos e descargas recebem máscaras. A empresa também estabeleceu o prolongamento dos horários de almoço para distribuir mais o fluxo no refeitório e evitar aglomerações.
Cercados de recomendações e medidas, os 15 profissionais do escritório André Sartor Arquitetos estão trabalhando todos remotamente, realizando apenas reuniões mediadas por ferramentas digitais – entre si e com a base de 100 clientes. “Por atendermos pessoas de diferentes cidades e estados, já temos experiência e ótimas ferramentas para reuniões remotas. Nesse momento de reforçarmos as rotinas de prevenção, para segurança e saúde de todos, precisamos dar o exemplo. E para assegurar a assertividade na comunicação, criamos um manual para orientar os clientes não habituados a encontros remotos saberem fazer e conhecerem boas práticas de comunicação não presencial”, explica o arquiteto André Sartor.