Evento realizado pela Bossa Experiências Criativas está marcado para entre 20 e 23 de novembro
Saber como as pessoas funcionam, como tomam decisões, como são estimuladas, de que modo atribuir às suas vivências e como engajá-las a projetos e causas. É com esse objetivo que a Bossa Experiências Criativas promove a Brain Week, dos dias 20 a 23 de novembro, na ACIC. As atividades serão conduzidas pelo professor, empresário, consultor de empresas na área de gestão estratégica, Alexandre Rodrigues.
Na abertura dos quatro dias de imersão acontece a palestra gratuita com o tema “Como usar a neurociência a favor do seu negócio”, no dia 20 às 19h30, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Nos dias 21, 22 e 23 ocorrem os três workshops com os respectivos temas: Neurociência aplicada a aprendizagem; Neurociência aplicada ao marketing: como o cérebro compra e Neurociência desvendando as bases do comportamento humano. As inscrições podem ser realizadas pelo: https://www.sympla.com.br/brain-week—neurociencia-na-pratica-potencializando-suas-soft-skills__672696 .
A neurociência é a área da ciência que estuda o sistema nervoso, seu desenvolvimento, organização e funções diversas que resultam em respostas complexas diante de estímulos que podem impactam na manutenção nas emoções e comportamentos. Junto com ciências como psicologia, marketing e antropologia ajudam a oportunizar o desenvolvimento de “Soft Skills”, que são competências comportamentais.
Elementos decisivos para contribuir com uma abordagem mais assertiva podem ser destacados dentro da neurociência, como explica Rodrigues. “No neuromarketing, por exemplo, há um desenho do meio, em que se estuda quais estímulos devem ser construídos para que essa influência reflita comportamentos específicos em um determinado público alvo, tornando de tal forma a abordagem comercial mais assertiva e potencialmente mais eficaz”, pontua.
Atualizar os conhecimentos na área da neurociência aplicados ao marketing. Foi isso que impulsionou a professora e administradora Roseli Jenoveva a participar do workshop “A revolução da comunicação cerebral”, também ministrado pelo professor Alexandre Rodrigues no início do ano. “Essa é uma temática emergente que está nas fronteiras do conhecimento que precisa ser entendido para que as empresas agreguem valor a sua marca”, conta a cofundadora das startups GreenB e Renove.
No ambiente corporativo também é possível perceber a influência da neurociência no desenvolvimento das habilidades chamadas Soft Skills (competências comportamentais) como atendimento ao público, gestão de pessoas, vendas, construção de produtos, desenvolvimento e estímulos de criatividade, inovação, sistemas de aprendizagem e motivação entre os mais diversos níveis de características e competências empresariais cada vez mais personalizadas.