Médicas Beatriz Althoff e Alessandra Aléssio Rovaris, e jornalista Andressa Fabris também participaram da conversa
Falar de câncer de maneira simples e descontraída. Foi dessa forma que discorreu o bate-papo “Eu escolho ser feliz” realizado neste sábado (19), com a presença da jornalista Susana Naspolini. O evento, que reuniu mais de 100 mulheres, faz parte de uma ação com o intuito de arrecadar R$ 14 mil para compra de um colposcópio para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma (RFCC). Também participaram da conversa, as médicas Beatriz Althoff e Alessandra Aléssio Rovaris e a jornalista Andressa Fabris.
O câncer de mama é um dos três tipos mais comuns no mundo. No Brasil, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer foram estimados quase 60 mil novos casos somente este ano. Conseguir diagnosticar precocemente também é essencial para uma cura efetiva. Por isso é importante fazer anualmente o exame de mamografia a partir dos 40 anos.
Para Susana, que já passou por quatro diagnósticos de câncer, quando se recebe esta notícia é preciso mudar a forma de encarar a situação, olhar o momento por outro ângulo e continuar vivendo a vida. Escolher ser feliz é escolher viver e lidar com as adversidades da melhor maneira possível. “Falar da doença é o primeiro passo para conseguir vencer a dificuldade”, conta a jornalista.
Aparelho
O colposcópio funciona como uma lente de aumento e é utilizado toda vez que exame de preventivo de colo de útero vem alterado, em duas funções para ver se existe alguma lesão e, caso seja identificada, guiar a biópsia. E o procedimento guiado pelo aparelho é que vai delinear o tratamento da paciente. A máquina utilizada, atualmente pela RFCC, tem uma precisão menor na imagem, o que prejudica no tempo do atendimento às pacientes, que é realizado de forma gratuita.
Evento
O encontro faz parte do calendário de ações do ano 15 da Alfa Comunicação e Conteúdo em parceira com Fatorial, DLA Viagens e Turismo, Mastô, Urc, DeltaPrint, Acic, Onkologica, Althoff Supermercados, Sônego Construções, Plasson, Góes Imóveis, Laboratório Búrigo e Shopping Della.
Realizar uma ação como essa faz parte do DNA da Alfa Comunicação e Conteúdo, que durante uma trajetória de envolvimento em ações sociais propõe promover e conectar entidades e apoiadores. “Promover essa ação no Outubro Rosa faz parte da nossa essência, que leva informação e solidariedade para as pessoas”, explica a diretora da Alfa, Andressa Fabris.
Texto: Beatriz Formanski – Alfa Comunicação e Conteúdo
Fotos: Nine Roberge