Marketing digital: as principais práticas e tendências apontadas no RD Summit

15182414112018_BossaRDSummit

Quase 12 mil pessoas reunidas em Florianópolis para aprender sobre marketing digital e tecnologia. Assim foi o RD Summit, considerado o maior evento da área na América Latina, com palestras nacionais e internacionais em três dias. Os conhecimentos repassados durante o RD Summit indicam o que o mercado está trabalhando atualmente e também tendências para os próximos anos. A equipe da Bossa Experiências Criativas participou do evento e reuniu os principais insights, com exclusividade para o Portal Engeplus.

“Esta foi uma das edições com mais conteúdos valiosos”, contou o jornalista Davi Carrer, sócio da Bossa. “A gente passa por, no mínimo, umas 60 palestras durante os três dias”, completou. Ele diz que Google foi a pauta principal na maior parte das apresentações a que assistiu. “Foi falado em Facebook e outras mídias sociais, mas o Google foi o mais comentado, tanto tratando de conteúdo, de SEO, de mídia lá dentro, especialmente no que diz respeito a sucesso em vendas. Quando a pessoa está buscando algo no Google, ela está interessada na compra, então é o momento mais certeiro de aparecer para ela”, explica Davi. No âmbito das redes sociais, chamou a atenção de Davi que o IG TV, a plataforma de vídeos do Instagram, ainda não é considerada uma ferramenta importante. “O Instagram aparece muito com o uso dos stories, mas na área de vídeos ainda é o Youtube quem comanda”, relata.

Tanto para Google, site ou mídias sociais, o SEO – Search Engine Optimization, mecanismo que ajuda a melhorar a posição na internet, foi tratado com muita força durante o RD Summit. “Conteúdos ricos, com palavras-chaves bem estudadas, são importantes para qualquer mídia na internet. É com isto que se vai conseguir destaque entre tantas opções oferecidas”, destaca Davi.

O RD Summit também é um momento para ter acesso a vários fornecedores de ferramentas de trabalho. Sócia da Bossa, Neide Medeiros destaca as opções tecnológicas para melhorar os processos de vendas. “Tivemos acesso a muita teoria, mas também contato com ferramentas práticas. A tecnologia está facilitando muito o trabalho em várias áreas, especialmente no que diz respeito ao relacionamento com clientes e ao processo de vendas”, conta. O inbound marketing foi uma das ações destacadas, mas o que chamou a atenção de Neide foi o quanto vários palestrantes destacaram a necessidade de integrar o marketing com o comercial. “Passou o tempo em que estas eram duas áreas. É necessário o alinhamento delas, especialmente quando se trata de inbound marketing, para que se tenha resultados mais assertivos”, explica.

Tecnologia com humanidade

Apesar de muita tecnologia, o viés humano foi muito lembrado no RD Summit. “Diversidade, histórias inspiradoras, a importância da presença humana foram muito destacadas”, lembra Neide Medeiros, sócia da Bossa. “Já na abertura, a Martha Gabriel lembrou que características humanas – ética, empatia e emoção – é o que nos diferencia dos robôs”. O jornalista Davi Carrer destaca que a diversidade foi muito comentada, no que diz respeito a trabalhar com conteúdos que se identifiquem com vários públicos e também à adesão de causas. “O Fernando Kimura, por exemplo, emocionou a todos quando tratou da importância de se usar o marketing para fazer bem às pessoas, não apenas para vender”.

Pesquisar

Categorias

 

Recentes