Empresas e personalidades foram celebradas na noite desta quarta-feira
Foram premiadas na noite de hoje, 17, as melhores iniciativas do varejo de Criciúma com o Mérito Lojista, entregue pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, durante a Expomais, na ACIC. A premiação bienal reconhece as melhores iniciativas de varejo, de produtos e serviços, e também celebra personalidades que fizeram a diferença no comércio. A definição dos vencedores nas categorias ação institucional, ação promocional/vendas, endomarketing e inovação tecnológica foi feita por meio de pesquisa em parceria com o Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC).
“O Mérito Lojista é uma forma de reconhecer aqueles que buscam de destacar e se diferenciar no varejo e nada mais justo do que homenagearmos os que só referência em seus segmentos”, ressaltou o presidente da CDL de Criciúma, Gelson Philippi. Na opinião do presidente, o comércio é feito de empresários diferenciados, que se desafiam e investem neste segmento tão importante para a economia. “O varejo e feito de grandes redes e shopping, mas principalmente de pequenos e médios negócios familiares. A importância deles é imensurável e são, sem dúvida, dignos de reconhecimentos como este”, explica.
O Mérito Lojista este ano recebeu o nome de um dos grandes expoentes do varejo criciumense, o empresário Osmar Rocha. Com 70 anos de história e dedicação ao varejo, o lojista já realizou inúmeros feitos em sua carreira e é parte importante da historia da CDL e da cidade de Criciúma. Confira os vencedores do Mérito Lojista – Prêmio Osmar Rocha:
Categoria Ação Institucional: Óticas Diniz pelo Projeto Diniz Social, criado para oferecer acesso aos cuidados de saúde ocular em todo o Brasil. Em Criciúma, é desenvolvido desde 2016 junto ao Bairro da Juventude. Ao todo foram realizadas mais de mil triagens com a doação de 200 óculos para crianças e adolescentes do bairro da juventude.
Categoria Ação Promocional/Vendas: Nações Shopping pelo evento Mundo Jurássico, que buscou trazer uma experiência inédita de entretenimento familiar para o sul catarinense. Com réplicas de animais pré-históricos, com movimentos animatrônicos, despertou a atenção e curiosidade de crianças e adultos. Durante o período da atração, o fluxo do shopping teve aumento de quarenta e três por cento comparados ao ano anterior, aumento de vendas próximo da trinta e cinco por cento e fluxo de, aproximadamente, 500 mil pessoas.
Categoria Endomarketing: Locativa Empreendimentos Imobiliários pelo empenho constante em ser, cada vez mais, um lugar melhor para se trabalhar. A empresa realiza pesquisa de clima organizacional uma vez por ano, onde monitora sua gestão de pessoas e realiza plano de ação de melhorias. Essas ações já fizeram com que fosse eleita, por dois anos consecutivos, uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, ranking promovido pela Revista Amanhã junto com a consultoria Great Place to Work.
Categoria Inovação Tecnológica: Laboratório Búrigo, por buscar tornar a experiência de coletas de sangue e vacinas mais humanizada, pensando especialmente nas crianças, o iniciou no ano passado, o uso de óculos de realidade virtual em seus clientes. Enquanto este assiste a um filme ou animação, a coleta é realizada normalmente e, quase sem perceber, o processo é terminado. Cerca de dez por cento dos clientes utiliza a experiência de realidade virtual durante a coleta ou vacina, sem custo adicional aos procedimentos.
Além das categorias premiadas através da pesquisa, através de indicação da diretoria da CDL de Criciúma personalidades foram reconhecidas pelas suas realizações no varejo e pela cidade. Foram homenageados na categoria Jovem Talento, Natalia Mota Lourenço, da Scarpan Calçados e na categoria Sócio Honorário, a Irmã Líbera Mezzari, pelo trabalho realizado à frente do Hospital São José. A Lojas Fátima também foi homenageada pelo 60 anos de história do varejo do Sul de Canta Catarina. Além destes, a coordenadora de marketing da CDL de Criciúma, Lúcia Búrigo, foi celebrada pelo recente reconhecimento como Profissional do Ano de Marketing e Vendas da região sul de Santa Catarina, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) e associação catarinense de emissoras de rádio e televisão (ACAERT), além de todo o trabalho realizado à frente da comunicação da entidade e em sua carreira.