Oportunidades de melhorias, formação de novos produtos e geração de negócios estão entre os benefícios resultantes de práticas inovadoras em todos os setores da economia
As constantes transformações provocadas pelas tecnologias e o acesso cada vez mais rápido a elas geram infinitas possibilidades de inovação. O assunto será tema do painel Competitividade: inovação para empresas, neste sábado (1º), às 10h, no auditório Luiz Antônio Weber, na Unisul/Weber, em Braço do Norte.
A conversa terá como destaque as presenças da consultora de inovação da Nós Inovator – Inovabra Habitat, ecossistema de inovação situado em São Paulo, Vera Moraes e do advogado e administrador Everson Feuser, executivo de Inovação da gigante de tecnologia Softplan, de Florianópolis, e consultor credenciado da Google.
O objetivo, conforme Everson, é apresentar experiências de outros lugares a empresários, entidades públicas e privadas, gestores e interessados, no sentido de estimular a região a formar um ecossistema de inovação. “Com as nossas experiências nessa área, viemos com o propósito de mostrar oportunidades para que os negócios, a partir do desenvolvimento de práticas inovadoras, passem a crescer. É dar uma sacudida no pessoal de uma maneira bem despojada, levá-los a refletir”, conta. “Mostrar que no mundo de hoje não se pode esperar cinco anos para realizar um projeto. É preciso botar a mão na massa. Há uma série de metodologias que agilizam e viabilizam esse processo”, provoca.
Para se tornar uma referência em inovação, a região possui fatores essenciais, como o perfil empreendedor. O caminho é fortalecer a tríade pessoas, tecnologia e processos refeitos, afirma o mediador do evento. “Vamos mostrar exemplos práticos do que já foi feito, assim ficará mais claro como esses caminhos podem ser percorridos”, frisa.
A iniciativa surgiu após uma viagem de negócios dos diretores da Weber Empreendimentos a São Paulo. Segundo Fernando, esta é uma grande oportunidade para a região. “O ambiente universitário, o ambiente da Weber e da Unisul, são ambientes propícios para tal debate. Temos que discutir inovação. Temos que praticar a inovação. Esta é uma das receitas para o sucesso das organizações e para o futuro das sociedades”, reflete.
(Com informações de Cilene Macedo/Unisul)