Serra Catarinense incorpora inovações de opções de turismo e moradia

11415805072018_DSC_0660 11415805072018_DSC_0662 11415805072018_DSC_0665

Os termômetros vêm apresentando marcas cada vez mais baixas nas últimas semanas e o estabelecimento do inverno promete elevar o número de visitantes na Serra Catarinense. A experiência do frio acompanhada das belezas naturais, com a tranquilidade do campo ou as aventuras dos esportes radicais estão entre os atrativos da região. Espetáculo à parte, as curvas e paisagens da Serra do Rio do Rastro, tida como uma das estradas mais espetaculares do mundo, conforme a agência de viagens Rentcar, especializada em locação de veículos.

Investimentos em estrutura por parte do poder público e da iniciativa privada resultam em um crescente número de turistas a cada ano na região. Espaço aberto para empreendimentos com inovações e tendências, como a multipropriedade. Em Bom Jardim da Serra, o condomínio residencial Altos da Serra já oferece uma casa no sistema de propriedade compartilhada, ou seja, compartilhada entre vários donos.

Temporadas de férias sempre foram um sinônimo de praia para o dentista Vilson Guilherme Nunes Rosa. Até o momento de conhecer a tranquilidade serrana com conforto, ao passar um fim de semana na casa compartilhada do condomínio em Bom Jardim. “Tem um grupo que faz acampamento no inverno e achava legal. Muitos anos atrás. O legal da Serra é vivenciar as coisas que não são do dia a dia, como curtir com a família do lado da lareira, olhando a paisagem maravilhosa, o fenômeno da “viração”, o nevoeiro, a vegetação. Tudo muito legal e diferente do que está acostumado a ver”, aponta.

Com a experiência em uma espécie de “test drive” imobiliário, Vilson se encantou e acabou comprando uma cota da casa compartilhada. Essa fração de propriedade dá direito a duas semanas por ano no local, com tudo pronto e equipado para a vida toda. O imóvel de 293 m² dispõe de três suítes, sala, cozinha conjugada com lareira, churrasqueira, lavabo, spa com banheira de hidromassagem para até oito pessoas, sauna seca e piso aquecido. O cotista também tem direito ao uso de toda a estrutura do condomínio Altos da Serra, como trilhas, salões de festa, quadras esportivas e passeios a cavalo.

“A multipropriedade é uma tendência internacional que estamos trazendo para reforçar a gama de opções turísticas da Serra Catarinense. Uma possibilidade a quem sonha em ter uma casa serrana sem a necessidade de arcar com custos de compra de terreno, construção e manutenção”, pontua o diretor da incorporadora responsável pelo condomínio, Fernando Weber.

A rotina agitada e a consequente falta de tempo para ir diversas vezes à serra durante o ano também faz despertar o interesse para o modelo da propriedade, aponta Vilson. “Jamais investiria tanto em uma casa que usaria poucas vezes, ainda mais no padrão de conforto dela. Para mim essa ideia de que a casa é só minha naquelas duas semanas para curtir de maneira intensa é o ideal”, ressalta o morador.

Movimentada por turistas durante o ano todo, a Serra Catarinense tem um acréscimo importante no inverno, volume em ascensão nos últimos anos, afirma o presidente da Instância de Governança de Turismo Encantos do Sul, Adilson Silvestre. “A maioria das pessoas busca ver a neve e tem tido cada vez mais opções de hotelaria, gastronomia e lazer. De programas mais calmos, da experiência da vida no campo até os esportes radicais, passando pelas opções de vinícolas. Entre as principais ações de políticas de turismo está a construção de roteiros entre cidades e regiões com opções diversas para cada estilo de viagem e turista”, conta.

Turismo de experiência

Em crescimento em todos os lugares, o chamado turismo de experiência, no qual o visitante vivencia nos espaços e realiza atividades das pessoas nativas, vem se estabelecendo também na Serra Catarinense, aponta Silvestre. “Esse é um diferencial cada vez mais procurado. As pessoas têm fugido das commodities para fazer programações como o turismo de aventura, colher a maçã direto no pomar, as visitas às vinícolas, as estrutura das pousadas rurais e hotéis fazenda estão inseridas entre as principais atrações nesse contexto que os turistas procuram. E quem vai à Serra Catarinense, sempre se encanta e volta”, garante o presidente da Encantos do Sul.

Pesquisar

Categorias

 

Recentes