Kerexu Yxapyry, nome indígena de Eunice Antunes, liderança da Terra Indígena Morro dos Cavalos, visita nesta quarta-feira a exposição Almas do Brasil, que está sendo realizada no Shopping Della. A foto de Kerexu é uma das que faz parte da mostra que está sendo realizada e também está presente, juntamente com uma entrevista, no livro homônimo da exposição. Acompanhada da fotógrafa içarense e autora da exposição, Maristela Giassi, ela estará no Shopping Della nesta quarta-feira, a partir das 18h.
A líder já foi cacique da aldeia Itaty, situada no Morro dos Cavalos, em Palhoça, acontecimento raro já que para os índios as decisões políticas são feitas por homens e as mulheres realizam atividades secundárias. Kerexu foi a primeira mulher da sua comunidade a se tornar professora e também a primeira a concluir um curso universitário. Além disso, conseguiu a aprovação do primeiro projeto pedagógico diferenciado de Santa Catarina focado na educação escolar indígena incluindo a língua Tupy e conhecimentos indígenas, além das disciplinas tradicionais.
A exposição Almas do Brasil está disponível para visitação no 1º andar do Shopping Della, em Criciúma, até 14 de fevereiro.