O veludo está em alta na temporada outono/inverno 2017. Mesmo nunca tendo saído de moda, ele surge renovado em roupas e acessórios que permitem que um tecido considerado nobre e para eventos noturnos seja usado no dia a dia em produções casuais. Para a jornalista de moda, Bea de Luca, os veludos que se destacam desta vez são os veludos lisos, veludos molhados, com muito brilho e os mais foscos, que aparecem nos calçados. “Esse tecido é muito lembrado como referência do final dos anos 80 e anos 90 e era muito usado para a noite”, explica a jornalista. Segundo ela, o tecido continua sendo usado em ocasiões especiais como no Oscar 2017 em que as atrizes Taraji P. Henson e Brie Larson usaram vestidos de gala em veludo. Atualmente nas vitrines o tecido pode ser visto em diversas aplicações e modelagens de blusas, calças, vestidos, bodys, jaquetas, entre outros modelos disponíveis na loja Propé, do Shopping Della, em Criciúma.
Calçado permite diversidade de usos
Para os que ainda consideram o veludo um tecido de referência menos casual, a aplicação em calçados pode permitir uma diversidade maior de uso. Na Arezzo e Lez a Lez diversos modelos de tênis, sandálias, sapatilhas e botas se destacam entre os lançamentos da coleção outono/inverno. “Pode ser usado com jeans, se for um sapato mais fino também pode ser utilizado a noite. É uma opção mais fácil de as pessoas assimilarem pela usabilidade, do que usar uma blusa ou calça por acharem muito brilhoso, festivo ou chique”, ressalta.
De acordo Bea, a moda está caminhando para um status mais inteligente, que é o de usar o que a pessoa desejar no momento que ela quiser. “Quando uma coisa vira tendência geralmente é a forma como é usada que é uma novidade e não o tecido ou a modelagem. São releituras que adaptam para esse novo olhar sobre aquela mesma coisa. E o veludo é esse, usar o veludo que era de noite, como uma peça de dia”.