Workshop indicará como montar vitrines atrativas para o Natal

O comércio de Criciúma tem uma oportunidade de aprender a gerar a melhor impressão aos consumidores na época de maior volume de vendas no comércio. O workshop Visual Merchandising para o Natal ocorre na próxima terça-feira (8), às 19h30, no auditório do Sesc. A facilitação ficará sob a responsabilidade da professora do curso de Vitrinismo do Senac, Maya Mello.

O evento está incluído ao Programa Cultura e Conhecimento, desenvolvido em parceria pelo Sindicato do Comércio Varejista de Criciúma (Sindilojas), Senac, Sesc, Sistema Fecomércio com o apoio da CDL de Criciúma. Inscrições podem ser realizadas pelo e-mail criciúma@sc.senac.br ou pelo telefone (48) 3437-9801. Para a entrada, basta levar um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão encaminhados para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA).

visual merchandising abrange mais do que a vitrine posicionada nas fachadas das lojas e consiste em cerca de 70% das vendas, sublinha a facilitadora do workshop, Maya Mello. “O estudo trata a loja toda como vitrine e concebe elementos como estrutura física, limpeza, apresentação da equipe de vendas. Às vezes o empresário cuida muito da estética do estabelecimento, mas outros fatores deixados de lado são percebidos pelos clientes e podem ser decisivos na hora da compra”, observa.

Ao construir uma vitrine bem elaborada, as lojas estabelecem um eficiente cartão de visitas para os clientes, pontua o presidente do Sindilojas, Renato Carvalho. “Dos passos para a venda, a vitrine é a primeira etapa, com a percepção inicial do olhar, depois vêm o atendimento pessoal e o preço. Oferecer qualificações como essa aos lojistas e colaboradores é parte da missão do sindicato e repercute ao consumidor na ponta, que terá um atendimento cada vez melhor”, frisa Maya.

Peculiaridades do comportamento do consumidor na época de Natal serão transmitidas aos participantes do workshop com o objetivo de catalisar vendas. “Vamos ensinar técnicas que tornam o cliente mais ativo no processo e que façam o vendedor perceba a necessidade do consumidor antes de ele dizer. Essa época o fator emocional impulsiona as compras e as pessoas saem sem ideia do que vão comprar e precisam esbarrar no produto. Por isso o visual faz a diferença”, sustenta Maya.

O tema surgiu de uma demanda da classe varejista expressada no momento da formalização da parceria para o convênio do Programa Cultura e Conhecimento, conta o diretor do Senac Criciúma, Alexandre Meneguetti. “Mesmo que seja uma época propícia às vendas, sempre se pode vender mais”, indica.

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