Apresentar as tendências em cores para o setor moveleiro em 2017 e a diversidade de acabamentos da Farben, foram os principais temas do Workshop Farben Fashion Collors, que aconteceu este mês durante o 7º Congresso Nacional Moveleiro, em Curitiba. Arquitetos e designers de móveis e interiores puderam explorar o tema através da palestra da arquiteta e presidente do Comitê Brasileiro de Cores (Cecal), Elizabeth Wey. Já os acabamentos da empresa foram apresentados pelo diretor técnico-comercial, Ilmar Broch. O workshop foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), no espaço da própria ABD no evento, ambientado pela arquiteta Raquel Frizzas.
“Não temam as cores. Elas dão personalidade ao projeto e foram meu diferencial desde o início da carreira”. Foi com essa frase que Elisabeth – especialista e referência no setor quando o assunto é cores e tendências- iniciou sua palestra. A arquiteta e colorista apresentou ao público a cartela de 39 cores, reveladas através de estudos do Cecal, que são destaque até o final de 2017. Para isso, ela as dividiu em três grandes grupos: Solarização, Transformação e Expansão.
O grupo Solarização envolve nuances do Vermelho Imperial, Cobre, Amarelo Girassol, Vanilla e diz respeito a personalidades energéticas, ativas, esportistas e audaciosas. Já o grupo Transformação envolve o romantismo, fantasia, charme e sofisticação representado por tons como o Azul Sky, Fúcsia e Dourado. “A grande inspiração desse grupo é a Cinderela. Em um momento do filme, o vestido dela se transforma de rosa para azul, uma cena linda que serviu para inspirar os aspectos desse grupo”, explica ela. E por último, o grupo Expansão, englobando os antenados em tecnologia, personalidades introvertidas e modernas que prezam por uma casa impecável. “Afinal, é o refúgio desses introvertidos ligados 24h em tecnologias. A grande inspiração desse grupo é o Grafeno, um material mais fino que um fio de cabelo e mais forte e resistente que aço. As cores da Expansão são, principalmente, o Preto Ônix, Grafite, Gelo e Vinho”, define.
Para a presidente da Associação Brasileira de Designers de Interiores do Paraná, Silvia Pedroso Xavier, a palestra deixa a lição de que é preciso ousar nas cores, mas para isso arquitetos e designers também precisam estudar profundamente o tema. “Fica nítido que não podemos ter medo de arriscar nas cores, pois isso valoriza e diferencia nossos projetos. Mas para ousar é preciso estudar, se debruçar sobre livros, participar de eventos como este, aprender a teoria cromática e os autores que envolvem a atmosfera das cores e do mundo atual, como ela mesma expôs ao falar das cores líquidas, conceito difundido pelo teórico Sigmund Bauman”, avisa ela.
Por proteção, funcionalidade e estética os acabamentos para móveis tornaram-se tendências mundiais. Por conta da versatilidade, os acabamentos influenciam diretamente na personalização das propostas apresentadas por arquitetos e designers. “Os acabamentos tornaram-se aliados de arquitetos e designers que querem realizar um trabalho diferenciado aos clientes, pois permite explorar a diversidade de formas, destacar aspectos dos móveis e compor combinações inusitadas. A Farben tem o intuito de levar conhecimento e auxiliar esse público a construir móveis diferenciados e personalizados”, explica diretor técnico-comercial da empresa, Ilmar Broch.