Momento de crise pode ser oportunidade de se reinventar e explorar novos mercados

10224527042016_regionalizacao

Em momentos de crise e instabilidade econômica, estagnar, e até retroceder, seria a reação mais óbvia para alguns. No entanto, há muitos que buscam aproveitar essa oportunidade para se reinventar e crescer em novos negócios e nichos ainda não explorados. “Esse é o momento de crescimento, o desafio pode ser o combustível que nos move para solucionar impasses e se desenvolver nas adversidades. Com criatividade e boas ideias é possível driblar tempos difíceis”, explica o Business Coaching da SBCoaching Empresas, Marcelo dos Santos.

Montar um novo negócio e até utilizar maquinário antigo para um novo empreendimento pode ser uma das soluções para contornar de forma inteligente a fase atual. Prova disso, são as oportunidades na produção cerâmica de telhas prensadas via seca. “Norte, Nordeste e Sudeste estão carentes de empresas locais que atuem na produção de telhas cerâmicas produzidas via seca. Por conta da logística, o valor do produto chega a dobrar naquelas regiões”, explica o Diretor Técnico Comercial da Icon Estampos e Moldes, Elí Fortunato Filho.

Para ceramistas de piso, que possuem maquinário defasado, investir na criação de uma empresa voltada para produção de telhas via seca é ainda mais fácil.  “As linhas de produção obsoletas de ceramistas de piso podem ser reaproveitada para a produção de telhas via seca. Então, ou você vende para alguém que quer começar, ou simplesmente se adapta ao mercado e inova com o que tem”, explica Fortunato.  Segundo o Diretor Técnico Comercial, a oportunidade deve ser observada também para os que já possuem empresas de produção de telhas via seca.  “Pois a solução para fugir da competitividade acirrada de regiões reconhecidas como centros cerâmicos, tais como o Sul do país, pode se encontrar na instalação de negócios em lugares como Nordeste, Norte e Sudeste”, alerta Fortunato, que pontua, ainda, que a exportação dessas peças para África, Sul dos Estados Unidos, Austrália e América Latina pode ser outra saída para ampliar o leque de clientes, uma vez que essas regiões possuem clima propício para receber os produtos.

As oportunidades na fabricação de telhas via seca não param por aí. Devido a constante evolução que o processo de estampos para o segmento passa, Fortunato comenta que é um nicho a ser investido e explorado em termos de conhecimento, por diversos profissionais, desde designers até engenheiros e arquitetos.  Em função da exigência cada vez maior dos consumidores, novas referências de design e busca pela perfeição faz com que empresas e profissionais tenham que investir em conhecimento e usar da criatividade, a fim de se manterem competitivos no mercado.  “A telha é um grande exemplo de contínua evolução. Trabalhamos e estudamos muito para criarmos uma telha mais leve, ecológica e com alta resistência mecânica. Diariamente buscamos a perfeição e a beleza em cada produto, isso leva a nos superarmos como profissionais e empresa”, finaliza Fortunato.

Pesquisar

Categorias

 

Recentes